terça-feira, 19 de agosto de 2008

GRANDE ESPETÁCULO - GRANDES NOMES - NEY SOUZA PEREIRA....


O Ano de 1981 foi significativo para a carreira de Ney Matogrosso. A sua tournée é o maior sucesso de público e crítica. Neste ano a Rede Globo, lança os musicais da série Grandes Nomes, dos quais constam Gal Costa, Caetano Veloso, Elis Regina e outros e Claro NEY SOUZA PERERIA.
Espetáculo Sem Censura ...
Com Marília, cantando Taí e Eu dei, Ney Matogrosso encerra o espetáculo, que tem ainda Bandido Corazón, Bandoleiro, Folia no Matagal, Amor Objeto, Deixa a Menina, Ribeirão, Carinhoso, Viajante, Planeta Sonho, Morena de Angola, Homem com H e Tic Tac do Meu Coração, divididos entre os cinco blocos. Sem dúvida um espetáculo vibrante, extrovertido, uma retomada do trabalho inicial de Ney, onde predominam cores, roupas ousadas e muita sensualidade.
"Fiz um espetáculo sem censura, como se estivesse no teatro. Aliás, acho que não cabe a mim esse tipo de preocupação. Não vejo nada demais em mostrar o meu corpo. Quem acha, precisa voltar a realidade. Que reprima a própria sexualidade, tudo bem, só não tem o direito de tentar reprimir a dos outros". Existem diferenças fundamentais entre Ney Souza Pereira - que dá nome ao programa - e Ney Matogrosso. Na entrevista, por exemplo, quem aparece é o Souza Pereira, calmo, sem maquilagem, roupa discreta, voz pausada, pensamentos curtos e claros. Quem estará no vídeo no dia 4 de setembro é o outro: livre, solto, com requebros marcando as frases, esbanjando sensualidade. "Realmente, o meu nome não tem nada a ver com o programa. Mas é uma regra. Então, vá lá. Tudo o que será visto não é próprio do Souza Pereira, mas do Matogrosso que leva isso às últimas consequências em seu comportamento cênico. Não digo que ele seja um presonagem, já que faz parte de mim. Talvez a melhor definição é que ele é o Souza Pereira acintosamente solto, liberto". Apesar desta vitalidade ser a tônica do seu show e do espetáculo da televisão, nas duas situações os números mais aplaudidos são, respectivamente Viajante e Carinhoso, cantados introspectivamente, somente com um violão como acompanhamento."Eu acho ótimo que isso aconteça. As pessoas estão começando a perceber que, independente de me sacudir, me rebolar, eu canto. Esses são números que só dependem da minha voz. Sei que, pra muita gente, eu não canto, faço papagaiada. Poucos prestam atenção que, por trâs de tudo - ou melhor, antes de tudo -, o que me mobiliza é o ato de cantar, que adoro. Minha voz tem que estar sempre em primeiro plano, embora muitos achem que eu sou simplesmente uma alegoria."
O show foi ao ar no dia 04 de setembro de 1981.





4 comentários:

Ney Anderson disse...

Cara,você está fazendo um trabalho extraordinário.

Parabéns.

Enio Vianna disse...

Paulo,parabéns pela dedicação, paciencia e generosidade. Seu trabalho esta ficando cada vez mais importante e dignificante!!

Suéllen de Lana disse...

Paulo meus parabens, este é um blogger do qual eu passarei a ter entre meus favoritos. Continue assim!

Geraldo disse...

Putz! eu assisti no dia, assisti o reprise e assisto sempre que posso na postagem que me mandam no meu email, muito muito lindo.