sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O Show do Maracanãzinho

"Em janeiro de 1974, acontece a temporada de um mês no Teresa Raquel, Rio de Janeiro, a qual fora insuficiente para o público. O grupo resolve, então, aceitar o desafio, surgido a partir de seu grande público, de realizar, em fevereiro do mesmo ano, uma apresentação no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, para a se despedir da cidade. Foi uma loucura coletiva o show, 20.000 pessoas lotavam o ginásio para ver o grupo. Quem não conseguiu ingresso na bilheteria teve até que apelar para o câmbio negro, onde uma cadeira especial custava 25 cruzeiros era vendida pelo dobro. Essa apresentação representou a sua consagração definitiva com o maior fenômeno de massa de nosso cenário musical, abrindo, dessa forma uma tournée nacional, seguida de uma apresentação na cidade do México em maio de 1974." (Dissertação Secos & Molhados - transgressão, contravenção, Flávio de Araújo Queiroz). A apresentação histórica foi gravada pela TV Globo, tornando-se um especial de final de final do ano de 1974. O sucesso de público foi tamanho que encheu o maracanãzinho, deixando do lado de fora uma multidão capaz de lotar dois Maracanãzinhos diante da placa "lotação esgotada". Foram eles o primeiro grupo a reunir multidões em estádios.

Uma História de Sucesso



"No dia 06 de agosto de 1973, aconteceu o show de lançamento do primeiro álbum do grupo, em São Paulo, no Teatro Aquários, que se localizava na rua Rui Barbosa, 266, no bairro do Bexiga. Em 09 de setembro de 1973, aparecem pela primeira vez para a grande mídia, no programa de Tevê Fantástico, transmitido aos domingos, ás 20h, pela Rede Globo de Televisão. A partir daí, o Secos & Molhados tornou-se o maior fenômeno de massa da música brasileira, superando todos os recordes de vendagens de discos e de público em suas apresentações, até então surgidos. Em 12 de setembro de 1973, o conjunto abre temporada de duas semanas no Teatro Itália, localizado na esquina da av. Ipiranga com São Luiz, 50, São Paulo. Em novembro de 73, apresenta-se em show único no Teatro Tereza Raquel, localizado no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Em dezembro de 73, abre temporada no Teatro 13 de Maio, localizado no bairro do Bexiga, São Paulo". (Dissertação Secos & Molhados, Flávio de Araujo Queiroz, Universade Federal do Ceará)

O Mundo Musical dos Secos & Molhados


SECOS & MOLHADOS - Primeiro Lugar em todo Brasil


A Explosão Musical

A Explosão Musical dos Secos & Molhados atraia cada vez mais um publico enorme que gostaria de assistir e conhecer as performances do grupo. Tão grande era o desejo de assistir aos shows que haviam tumultos nas portas dos teatros onde eles se apresentavam, conforme podemos confirmar com a nota na coluna "Policial", vejamos: "Foi encerrada na madurgada de ontem a segunda sessão do único show do conjunto Secos & Molhados no teatro Tereza Raquel superlotado, depois dos tumultos na entrada, com intervenção da Polícia Militar para que mais de 2 mil pessoas não invadissem a sala de espetáculos. Apenas uma sessão à noite estava marcada para anteontem, mas a enorme procura de ingressos - domingo a tarde estavam esgotados - levou o grupo paulista a marcar para as 23 horas uma sessão extra. Em menos de duas horas, á tarde, eram vendidos os 600 lugares do teatro, e ainda assim a quantidade do público á noite chegou a bloquear completamente as escadas de acesso do shopping Center de Copacabana. No corredor do teatro obrigou a mobilização de uma escolta da PM para que os integrantes do grupo pudessem descer a uma lanchonete no térreo do shopping, no intervalo das duas sessões (Dissertação Flávo de Araújo Queiroz - Secos & Molhados: transgressão, contravenção, Universidade Federal do Ceará - Okpucuam 1973a, p.6)



















Roteiro do Show
1 - Sangue Latino - João Ricardo/Paulo Mendonça
2 - O Vira - João Ricardo/Luli
3 - O Patrão Nosso de Cada Dia - João Ricardo
4 - Amor - João Ricardo/João Apolinário
5 - Assim Assado - João Ricardo
6 - Mulher Barriguda - João Ricardo/Solano Trindade
7 - El Rey - Gerson Conrad/João Ricardo
8 - Rosa de Hiroshima - Gerson Conrad/Vinicius de Moraes
9 - Prece Cósmica - João Ricardo - Cassiano Ricardo
10 - Rondó do Capitão - João Ricardo/Manuel Bandeira
11 - As Andorinhas - Antonio Nobre/João Ricardo/Cassiano Ricardo
12 - Fala - João Ricardo/Luli

Músicos
Emilio Carrera - Piano acústico, elétrico, percussão
John Flavin - Guitarra
Willy Verdaguer - Contra-baixo
Marcelo Frias - Bateria
Sérgio Rosadas - Flauta

SECOS & MOLHADOS

Lembro-me como se fosse hoje, minha familia reunida comentavam a respeito de um grupo de nome estranho que fazia grande sucesso e ao mesmo tempo causava uma grande polêmica, pela sua forma de apresentar, a maquiagem colorida e a voz afinadíssima e feminina do cantor. Minha tia dizia que "eles cantavam com os braços... assim, assim....", e começou a despertar minha curiosidade, eram os idos do ano 1973. Quando os vi pela primeira vez na TV, fiquei estupefado, supreendido, maravilhado.... como aquilo era possível? Homem quase nu, peito peludo e voz feminina? E aquela maquiagem? Que coisa Fantástica !!!!!.... Foi paixão infantil a primeira vista, nascia dessa forma em meu coração e na minha vida os SECOS & MOLHADOS.