quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Fim do Sonho...



No dia 12 de agosto, véspera da estréia do show, um dia após apresentação do programa Fatantástico com os clipes de lançamento do novo disco vem a notícia bomba que nenhum dos milhares de fãs gostaria de ouvir ou ver... O FIM DOS SECOS & MOLHADOS.

"Depois de se tornar recordista na venda de discos em todo o Brasil, vencendo inclusive o então imbatível Roberto Carlos, o conjunto Secos & Molhados vai se dissolver. A decisão partiu de Ney Matogrosso, 33 anos, solista do grupo, inconformado "com a ganância e os desacertos" com que vinham sendo dirigidos os destinos do conjunto. A renúncia foi anunciada as vesperas do show que acompanharia o lançamento do segundo álbum, e para o qual os convites já tinham sido expedidos. Assim, sem festa, o segundo e derradeiro disco está sendo lançado, já com 150.000 exemplares reservados pelas lojas". (O convite cancelado - Revista Veja, agosto de 1974).

Durante muitos anos foi questionado a respeito do fim do grupo. Em entrevista ao programa Fantástico, Ney Matogrosso deixou bem claro seus motivos ao referir que o lider João Ricardo, enviou através de um boy, um contrato pra ser assinado por ele na condição de empregado, no que foi terminante recusado, e que todo o dinheiro até então levantado por eles havia sido investido no "novo escritório" do grupo, que ocupava dois andares com instalações luxuosas, deixando dessa forma Ney e Gerson sem nenhum dinheiro que haviam faturado nas últimas vendas e apresentações da banda. Termina aqui a trajetória do grande sonho musical de milhares de brasileiros e inicia-se a carreira brilhante de NEY MATOGROSSO.


3 comentários:

Unknown disse...

Paulo, estou em êxtase com o seu trabalho de resgate da memória do maior grupo de MPB. É puro deleite ver passar em cada foto e texto um pouco das nossas vidas. Os Secos e Molhados cravaram uma flecha de emoções no coração dos jovens brasileiros, nós, em 1973. Tudo mudou após aquela apresentação no Fantástico. Quando da separação do grupo eu chorava copiosamente e nunca consegui perdoar completamente nenhum dos três. Continuo acompanhando a carreira de cada um, mas com um gosto amargo na boca...Tento ver nos shows um pouquinho da transcendência provocada e negar a ruptura cruel, dolorosa de um projeto que pontuaria definitivamente a MPB no mundo inteiro. Obrigado!!! O coração sangra, mas o olhar enternece diante de tanta arte: deles e sua.Parabéns!

Unknown disse...

Olá Paulo, continuo adorando esse seu trabalho resgatando essas preciosidades !!! Parabêns está lindoo !!!! Adoro as matérias de páginas de revistas !!!

Guilherme Midler

Emilio Pacheco disse...

O que é interessante é que essas fotos todas dos Secos se restringem ao período de um ano, do lançamento do primeiro LP ao lançamento do segundo, e o grupo experimentou vários desenhos de maquiagem. Especialmente o Gérson Conrad variou bastante os desenhos.