sábado, 16 de fevereiro de 2008

As Primeiras Apresentações em Carreira Solo.

Em dezembro de 1974, Ney Matogrosso aparece pela primeira vez em um clip gravado para o Fantástico cantando a música "Greensleeves", e muito curiosamente em Inglês, sendo essa a única música gravada nesta língua, e também somente para o especial, pois não fora lançado em disco. E já nessa época já preparava seu novo disco solo e também o primeiro show.
"Pouco antes de estrear o Homem de Neanderthal em 1975, Ney recebeu um convite para participar do festival Abertura, em São Paulo. Consciente da expectativa que cercava sua volta, resolveu caprichar na roupa da apresentação, já que seria a primeira vez que pisaria no palco sozinho. Arrumou uma pele de onça parda e Ricardo Zanbelli costurou o couro no seu corpo - as pernas do animal nos seus braços e pernas, a cabeça enfiada na dele, o rabo pendurado no lugar certo. Ney adorou aparecer assim, mas, por via das dúvidas, surgiu armado com um punhal de chifre amarrado na cintura. Sério, cantou América do Sul e Cubanacan, e, como as provocações não vieram e a receptididade foi boa, saiu um pouquinho menos ansioso quanto ao seu futuro profissional" (Um Cara Meio Estranho - Ney Matogrosso - Denise Pires Vaz).



7 comentários:

Unknown disse...

Oi Paulo, meus parabéns esta maravilhoso seu BLOG, que historia é essa desse extraordinario cantor?? é cada coisa que fico a imaginar o que seria de nós se ney nao existisse? (rsrsrs) seria tudo sem graça, UFA!! mais ele existe,ainda bem, aleluia, aleluia. E ViVa o NEY de Souza Pereira. Bjos no seu coraçao.

Emilio Pacheco disse...

Essa afirmação de que "vou desbancar Mick Jagger" não foi a que ele afirmou no livro "Um Cara Meio Estranho" que foi inventada pelo colunista Giba Um e por isso resultou em processo? Eu sempre desconfiei que muita das matérias da Revista Pop fossem inventadas, mas fazer isso com artistas BRASILEIROS é brincar com fogo!

Homem fiel disse...

Porra...

Esse Blog ficou show

Paulão,tá de parabéns!

Unknown disse...

Paulo,
Parabéns pela dedicação, empenho e coerência.Ney merece essa deferência.

Paulo Back disse...

Eu lembro dessa apresentação do Festival Abertura. E Pelo que eu lembre as musicas foram America do Sul e Idade de Ouro*. Ficaram na minha cabeça porque nao conhecia o tal disco solo e a palavra 'um dia me estrepo' ficou na memória dessa transmissão.
* na post consta america do sul e cubanacan ( ? ) .

Paulo Back disse...

Pooo. Esse clip do 'Greensleeves' eu tbem lembro. Eu curtia os Secos e Molhados e quando apareceu essa musica no fantastico eu gravei o audio num gravadorzinho cassete ( a fita nem existe mais.. ja me adiantando ). Não existia video cassete não é..
O tal 'tocador de harpischord' que o acompanhou comentou na entrevista que o cravo era um instrumento medieval muito parecido com o cavaquinho brasileiro. É o que eu lembro.
Essas raridades nem sei se a Globo ainda tem.

Katsumoto's Karate do disse...

O proprio Ney me disse uma vez que tinha vergonha de ter gravado aquele clipe com essa musica Greesleaves.
Disse que o produtor insistiu muito, porque ele detestou o resultado final.